quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A alimentação

Posso dizer com muita felicidade que escapei sem muitas dificuldades da parte do enjôo. Tive dois e pra ser mais exata, uma vez foi por causa do gerente do banco e a outra foi do cheio horrível de chocolate que eu senti.
Sim, chocolate durante a gravidez não está me apetecendo. Bem ao contrário, não posso nem sentir o cheiro deste outrora conhecido por mim como néctar dos deuses. Ando me controlando em várias coisas das quais eu era doida pra comer: bolos, sorvetes, pistaches. Nada disso mais me agrada...
Em compensação, a dieta mudou dessa lista acima pra frutas, barras de cereais (pasmem!), iogurtes, bolachas água e sal, mais frutas e muitos copos de água.
Como é de praxe, pela recomendação da tia-mana mais velha, decidi consultar um nutricionista. E não deu outra, não tem muitos segredos nessa fase. Comer comidas leves, evitar cafeína, manter uma alimentação bem balanceada e estar sempre bem acompanhada de perto pela obstetra e pela nutricionista.
Minhas pesquisas confirmam que a gravidez gira em torno de um aumento de peso de 9 a 12 quilos. Quando estava naquele limbo entre o meu atraso e a ecografia fatídica, eu emagreci. 3 quilos, exatamente. Cheguei a comprar uma calça tamanho 28, que há mais de 5 anos não entrava em uma. A partir da gravidez, não fugi da obstetra e sua balança. Estou mantendo o mesmo ritmo de alimentação indicado pelos médicos, e pela balança do supermercado em pleno pós-almoço, estou mantendo o ritmo mesmo. Engordei 1 quilo, só!! Não sei ainda se isso é o normal ou se é pouco, ou muito. Saberei na próxima consulta.
Em plena 10ª semana de gestação me sinto muito mais saudável. Não sinto desejos incontroláveis ainda. Mas ao que tudo indica, essa fase ainda não começou...

Essa tabela traduz tudo que a médica me indicou. Achei na internet (nesse site) porque não tenho muito tempo pra escrever a detalhada que me foi dada.
Café da manhã
  • Laticínios: leite ou iogurte ou queijo magro
  • Pão de centeio ou integral ou francês
  • Creme vegetal
  • Frutas ou sucos de frutas ou ambos
Lanche Matinal
  • Vitaminas de frutas ou leite com frutas
  • Laticínios magros ou frutas
Almoço
  • Verduras e legumes crus ou cozidos, consumir todos os dias em grandes quantidades.
  • Arroz integral ou branco ou massas
  • Carnes magras, no caso de frango, sem pele ( retirar a pele no preparo)
  • Acompanhamento: legumes e verduras cozidos, evite frituras
  • Sobremesa: frutas ricas em vitamina C ou suco de frutas ricas em vitamina C - acerola, Kiwi, morango, goiaba, açai, laranja, limão, tomate e couve – antioxidante e melhor absorção de ferro.
Lanche Vespertino
  • Leite magro
  • Café
  • Bolachas ou torrada
Jantar
  • As preparações devem ser de fácil digestão, pois geralmente as pessoas têm atividade muito sedentária após o jantar (assistir televisão, dormir, ler, estudar).
  • Sopas ou saladas completas.
  • Caso opte pelo consumo de carne, recomenda-se a ingestão de pequenas quantidades de carne e prefira as brancas e no caso das vermelhas em preparações moídas ou em sopas.
  • Optar pela salada + sopa ou pela salada + lanches.
  • Lanches com frios magros + verduras cruas e cozidas + sucos
Ceia
  • Mingau de aveia
  • Leite magro ou chá
  • Fatia de queijo magro ou um copo de iogurte magro
  • Uma fruta.
O que disso não estou cumprindo é a parte das carnes e dos sucos, porque apesar de não ter enjôos, sofro muito com a azia. Meu estômago está extremamente sensível.

Nenhum comentário: