terça-feira, 6 de outubro de 2009

Planejando os exercícios

Minha gravidez coincidiu com o término da minha recuperação pós-cirúrgica do joelho. Quer dizer, quase coincidiu, faltaram algumas semanas. Em meio à mudanças de apartamento, confusões com imobiliária, muito trabalho na empresa, veio junto a maior e melhor supresa de todas!
Mas não estou 100% do meu joelho esquerdo, motivo que me fez começar a pensar em que tipos de exercícios vou poder praticar. Principalmente pra manter uma vida ativa e o metabolismo funcionando perfeitamente. Essa fase quem mais precisa é o bebê. E após o parto, meu corpo vai agradecer muito!
Achei pela internet (nesse site) algumas vantagens pra fazer exercícios após o primeiro trimestre da gestação. Por que não antes? Obviamente porque ainda é aquela fase mais crítica que ocorrem abortos, más formações e outras coisas ruins. Após o 3 mês, o feto está com os membros, sistema nervoso e órgãos praticamente formados, seguindo só o fermento pro bichinho aumentar as proporções dentro de mim.
  • Aumenta a tonicidade muscular, a força e a resistência fisica e melhora a respiração.
  • Exercita as articulações da bacia, previne a formação de varizes e evita dores lombares e naúseas.
  • Aumenta a energia - O exercício fisico fortalece o sistema cardiovascular , fazendo com que não se canse tão facilmente.
  • Ajuda-a a dormir melhor
  • Reduz o stress - Um estudo recente demonstra que a prática de exercício fisico melhora o seu estado de humor e a sua auto-estima.
  • Ajuda na preparação para o parto - Se praticar exercício estará em melhor forma física e, assim, mais resistente quando chegar o momento do parto.
  • Reduz o desconforto - O exercício alonga e fortalece os músculos, o que ajuda o corpo a lidar com as dores e incómodos próprios da gravidez.
  • Ajuda na recuperação pós-parto.
Listei alguns prováveis candidatos:
  • Natação;
  • Ioga;
  • Hidroginástica;
  • Caminhada;

Não me decidi entre nenhum deles ainda. Vou deixar passar o primeiro trimestre e já coloquei na lista de pendências a serem resolvidas com a obstetra. Além disso tudo, certamente quero incluir algumas sessões de acupuntura para lidar com os efeitos colaterais da gravidez. Dizem que é muito bom pra diminuir inchaços, problemas de pressão, controle de peso e manter meu corpo sempre no equilíbrio necessário pra que tudo siga sempre nos conformes.
Aceito conselhos!
Mas sempre levando em consideração um joelho previamente podre. O candidato que ganha minhas preferências atualmente é a hidroginástica mesmo. Mas bendita gestação no verão. Tudo facilita muito!!

 

Nenhum comentário: