quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Exame Qualitativo de Urina

Não, não é anti-dopping! Mas é quase...
Reclamei pra obstetra de umas dores na bexiga. Aquela sensação infernal de que a bexiga está sempre cheia. Incômodo que nunca para.

Ganhei de presente a requisição pra fazer a urocultura. E era só o que me faktava pegar uma infecção urinária. Não que seja o bicho de sete cabeças (ou mais de 5.000 cabeças, na visão de mãe preocupada e novata), mas correr o risco de complicações e de ter que tomar antibióticos não está em absoluto nos meus planos.

"As infecções urinárias são causadas por bactérias da flora intestinal que contaminam o trato urinário. As bactérias são encontradas na urina quando se rompe o equilíbrio entre a defesa do organismo e a sua virulência. Normalmente na gravidez, a urina é mais rica em nutrientes (açúcar e aminoácidos), o que propicia um meio de cultura mais rico, facilitando o crescimento das bactérias. Também ocorre, normalmente, na gravidez, uma dilatação do trato urinário, criando condições de estase urinária (urina parada) que favorece o crescimento bacteriano e a instalação da infecção urinária. O aumento do útero, ao ocupar mais espaço, pode obstruir parcialmente o ureter e criar condições de estase urinária. A estase é um mecanismo complicador e favorecedor de IU nas grávidas." SITE

E o resultado?



Tudo normal.
Que alívio!!!

Nenhum comentário: